Desde 2015, as políticas nacionais e atividades de cooperação internacional devem seguir as orientações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo, foram estipulados 17 objetivos – e alguns deles impactam diretamente na indústria de softwares.
Apesar de já estar em prática há quatro anos, muitas pessoas ainda não estão cientes das orientações e mudanças que devem ser realizadas dentro das empresas.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), juntamente com a Rede de Conhecimento Social, 49% dos brasileiros não têm conhecimento sobre os ODS e somente 1% diz ter pleno entendimento sobre o assunto.
Neste artigo, você conhecerá os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e entenderá como eles impactam na indústria de softwares.
Vamos lá?
Quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
Os temas dos ODS são subdivididos em quatro dimensões principais: social, ambiental, econômica e institucional. Dentro desses assuntos, foram criados 17 objetivos, que devem ser atingidos por todos os países até 2030.
São eles:
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero;
- Boa saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água limpa e saneamento;
- Energia acessível e limpa;
- Emprego digno e crescimento econômico sustentável;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Comunidades e cidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsável;
- Combate às alterações climáticas;
- Vida debaixo d’água (uso sustentável dos oceanos);
- Vida sobre a terra (proteção dos ecossistemas terrestres);
- Paz, justiça e instituições fortes;
- Parceria em prol das metas.
Qual o impacto dos ODS na indústria de softwares?
Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o que mais impacta o segmento de softwares é o número 9. Isso porque ele estabelece que é preciso construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
De acordo com um documento do Ministério das Relações Exteriores, é preciso “desenvolver medidas do progresso do desenvolvimento sustentável que complementem o Produto Interno Bruto (PIB)”.
Tudo isso ajuda no desenvolvimento econômico como um todo. Afinal, ao tornar o software algo mais acessível, as empresas podem ampliar o uso tecnológico e, com isso, melhorar seus processos.
Assim, mais do que promover vendas, a indústria de softwares precisa readequar a sua atuação – visando estimular o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, tornar seus produtos mais acessíveis a empresas e público em geral, incluindo órgão governamentais.
Dentro desse cenário, cabe à indústria de softwares:
- Impulsionar a redução de emissões de carbono durante a produção dos seus produtos;
- Promover a industrialização inclusiva e sustentável;
- Aumentar a vida útil dos seus produtos;
- Contribuir para que o mundo funcione de forma mais adequada e igualitária;
- Modernizar suas indústrias e infraestruturas para impactar menos o meio ambiente;
- Apoiar o desenvolvimento de tecnologias domésticas e diversificação industrial;
- Acesso universal a tecnologias da informação e comunicação.
A empresa SAP, por exemplo, já se adaptou aos ODS. Ela melhorou a eficiência do consumo atribuído às instalações e data center e estabeleceu métricas sociais consistentes, incluindo:
- Retenção de colaboradores;
- Participação feminina em cargos de direção;
- Saúde ocupacional;
- Contribuição ativa dos colaboradores nas tomadas de decisão.
Além disso, a empresa ampliou o uso de energia renovável de 47% para 67% do total consumido em escala global.
Por mais longe que o Brasil esteja de atingir as metas dos ODS, é preciso dar o primeiro passo e acreditar que toda mudança que visa bem-estar e inclusão é benéfica para todos!
Deseja saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou opinar sobre o assunto? Deixe o seu comentário aqui no post! Até a próxima.